Review: Kingdoms & Castles

Lançado em Junho de 2017, Kingdoms & Castles é um delicioso game de estratégia para se jogar no computador. Os gráficos bastante lúdicos e quadradinhos, sem muito apelo e/ou preciosismo com imagens e qualidade gráfica, fazem realçar a qualidade da jogabilidade. É muito viciante.

Kingdoms & Castles parte do mesmo argumento de vários games de estratégia. Você recebe um mapa gerado proceduralmente já devidamente preenchido com mar, água doce (lagos e/ou rios), árvores, minas de ferro, pedreiras e árvores. Começa o jogo colocando o castelo (keep), de onde tudo se inicia. A partir daí, é necessário ir sedimentando o caminho com estradas, de modo a se construir moradias e várias indústrias e fazendas.

A jogabilidade é incrivelmente dinâmica e a simplicidade das relações econômicas (plantações, madeira, ferro, armas, ferramentas e pedras) não deixou o jogo pobre ou cansativo, transformando-o numa experiência deliciosa para quem quer se divertir sem muitas preocupações.

O pano de fundo segue a lógica criada lá atrás, na época do DOS, pelo game Settlers. Você apanha um recurso, ele é levado para um depósito, depois pego por trabalhadores para ser refinado ou aperfeiçoado, de forma a servir para as necessidades de sua aldeia.

Ou seja, você coloca um trabalhador para cortar madeira, que depois é usada para construir várias coisas. A madeira também é usada para gerar carvão, que por sua vez é usado para aquecer as casas dos aldeões no inverno. As colheitas precisam de depósitos para não se perderem no inverno. Da mesma forma, chuvas torrenciais podem causar alagamentos e perda de colheitas.

Dinâmico, Kingdoms & Castles faz o tempo voar

Apesar de parecer simples, Kingdoms & Castles trabalhou exatamente em cima de elementos que trazem dinamicidade para todo o jogo, além de manterem a atenção do jogador sempre alerta. Entre estes elementos está também o aspecto bélico do jogo. Você pode jogar numa espécie de safe mode, onde você apenas precisa administrar seu reino, sem elementos externos. Mas você também pode escolher modos de jogo mais desafiadores. Neste caso, prepare-se para enfrentar invasões vikings, ogres famintos e outras criaturas fantásticas. Para tanto é preciso investir na construção e correta fortificação de seu reino, com muralhas nos pontos estratégicos, balistas e exércitos preparados para a defesa.

Se você anda procurando um game legal para passar o tempo, procure pro Kingdoms & Castles na Steam. Na época da edição deste post, o game custava R$19,90.


Vídeo de Apresentação:

REQUISITOS RECOMENDADOS:

  • Sistema Operacional: Microsoft Windows XP/Vista/7/8/8.1 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i5-3470, 2.7GHz or AMD FX-6300, 3.2Ghz
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: nVIDIA GeForce GTX 660, 1gb or AMD Radeon HD 7870, 1gb
  • Armazenamento: 1 GB de espaço disponível

 

Confira mais Reviews.

Editor de AllPlayers

Jornalista apaixonado por jogos de todo e qualquer tipo, de boardgames e rpg a jogos de computador e tudo mais.