Review: as 21 milhões de cópias de RimWorld

Se você, assim como eu, espera de um game possibilidades infinitas de diversão, o jogo RimWorld está bem próximo de agradar você. E muito! Explico… imagine uma situação em que você precisa administrar um tribo evoluindo da Idade da Pedra ou uma tripulação de uma nave especial perdida num mundo novo após um pouso forçado. Imaginou? Agora imagine organizar não apenas os recursos disponíveis, plantar, criar animais, minerar, desenvolver tecnologias, fazer comércio, explorar, mas também, administrar as relações entre os personagens.

Este é RimWorld. Um game estilo manager que mistura vários tipos de jogos em um só. E, surpreendemente, o game, mesmo reunindo tantas coisas, é bastante leve. Isso porque não apela muito para a parte gráfica, contentando-se com telas semelhantes ao clássico Prison Architect, com os ‘personagens’ sendo vistos de cima. No entanto, a parte gráfica de RimWorld é surpreendemente cativante e facilita muita coisa.

Mas o que é RimWorld?

Apesar de ser um jogo de estratégia repleto de elementos clássicos desse gênero, RimWorld transformou-se em uma grande, imensa, plataforma de jogos. Isso porque o game pode ser completamente modificado por meio dos milhares de mods que suporta. Além disso, a geração de mundos procedurais sempre inaugura um mundo novo para se jogar.

Você pode jogar em um mundo com todos os elementos de Star Wars, com mods que instalam no jogo todo o cenário da saga de George Lucas. É possível trilhar os caminhos da Força além de influenciar na guerra contra (ou a favor) do Império. Mas você também pode instalar os mods de Call of Chtulhu, (romance de H.P. Lovecraft) e simular a sobrevivência em um mundo dominado pelos Mythos e terrores lovecraftianos.  Talvez sua ideia seja apenas jogar um típico game de estratégia medieval, ou ainda, enfrentar a guerra de Doom. Para jogos mais tranquilos, por que não simular fazendas com criação de animais e plantações (mesmo que de drogas espaciais)?

A grande é que o jogo tem múltiplas facetas, que atendem a todo tipo de jogador que curte estratégia, city building e gerenciamento de recursos . Isso – sim – é um mérito imenso que a turma da desenvolvedora Ludeon Studios pode guardar com carinho.

Sugestão certeira para os fãs de todo game tipo manager e/ou estratégia. Principalmente para quem busca partidas demoradas ou queira a cada novo dia criar um novo mundo e experimentar.

Iniciando como uma Tribo ou uma Tripulação sobrevivente, os desafios são sempre presentes. Enquanto a primeira luta para sobreviver ao ataque de animais selvagens, doenças, falta de água, frio ou calor extremo, a segunda precisa lutar e trabalhar muito para se manter viva entre saqueadores espaciais e manadas de animais ferozes.

Personalização Extrema

Outro mérito de RimWorld é a variedade de elementos circunstanciais que manipula as probabilidades do jogo. E, para completar a lista imensa de possíveis personalizações, o game permite que o jogador escolha entre várias características da própria mecânica do jogo. Você pode, por exemplo, personalizar um jogo para que a eficiência da construção seja muito melhor, ou que os membros de uma tribo fiquem menos doentes, ou ainda que causem mais dano ou resistam mais.

21 milhões de cópias

Nascido em 2013, de um projeto da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, com mil cópias vendidas, o jogo completa seus 5 anos de existência alcançando a marca de 21 milhões de cópias vendidas. Mesmo ainda permanecendo em Beta.


AVALIAÇÃO

Portanto, pessoal, fica aí a dica: Rim World. Baratinho na Plataforma Steam. Experimente os vários mods da Oficina e crie seus próprios cenários e mundos.

AVALIAÇÃO POSITIVA!


CONFIGURAÇÃO MÍNIMA

  • SO: Windows XP
  • Processador: Core 2 Duo
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics 3000 with 384 MB of RAM
  • Armazenamento: 500 MB de espaço disponível

PREÇO

Valor Original: R$55,99


Confira mais Reviews!

Editor de AllPlayers

Jornalista apaixonado por jogos de todo e qualquer tipo, de boardgames e rpg a jogos de computador e tudo mais.